quinta-feira, novembro 09, 2006

Lobotomia


Uma lobotomia é uma intervenção cirurgica no cérebro que foi utilizada no passado em casos graves de esquizofrenia e que consiste em cortar as ligações de qualquer lobo cerebral.
Esta técnica de cirurgia inicialmente usada para tratar depressões severas, foi desenvolvida em 1935 na Universidade de Lisboa pelo médico neurologista António Egas Moniz, o que lhe valeu o prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 1949.
Apesar de 6% dos pacientes não sobreviverem à intervenção e de vários ficarem com alterações de personalidade muito severas, foi entusiasticamente praticada em países como o Japão e os Estados Unidos. Nos Estados Unidos a técnica foi popularizada pelo cirurgião Walter Freeman que a divulgava pelo país, no seu Lobotomobile, e criou inclusivamente uma variante em que espetava um picador de gelo directamente no crânio do doente através dum ponto acima do canal lacrimal com a ajuda de um martelo. A atractividade deste procedimento estava relacionado com o desejo social de silenciar doentes psiquiátricos incómodos, chegando mesmo a ser utilizada em crianças com mau comportamento.
Esta técnica basicamente leva a um estado sedado e de baixa reactividade emocional nos pacientes.

Ora bem, posto isto, só me resta uma afirmação: conheço uma quantidade relativa de gente que ficaria melhor caso fosse aplicada esta maravilhosa técnica de cirurgia.