sexta-feira, outubro 13, 2006

Sexta-feira 13


Hoje o post é dedicado a este dia, sexta-feira 13, dia de azar. Esta superstição é originária do dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França e os membros da Ordem foram presos, torturados e executados por heresia. Outra possibilidade poderá ser o facto de JC (Jesus Cristo) ter sido morto numa sexta-feira 13 que, consequentemente ficou ligado ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs.
Além destas possibilidades existem ainda duas lendas que descobri e passo a citar:

"Uma lenda diz que na Escandinávia existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demónio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinávia a superstição espalhou-se pela Europa."

"Outra lenda é da mitologia nórdica, em Valhalla, a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki, o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu o favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde haviam treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa."

Esta crença faz parte apenas das culturas anglo-saxónicas, apesar de haverem tradições semelhantes em Espanha e na Grécia por exemplo.
Paraskavedekatriaphobia (em inglês) é o nome do medo da sexta-feira 13, que é uma forma especializada da Triskaidekaphobia (mas que nomes!) que é o medo do número 13.

Logo, a minha reflexão é: Será que haverá alguém que saiba as origens desta superstição, tem medo da sexta-feira 13?

In :: Que Dia é Hoje ? ::

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

mm assim nunca confiando.. :P

15:56  
Anonymous Anónimo said...

Para mim e dia de sorte achei 50 euros o ano passado e este ano apenas 1.
Mas e melhor que nd!

20:08  
Anonymous Anónimo said...

Para mim e dia de sorte achei 50 euros o ano passado e este ano apenas 1.
Mas e melhor que nd!

20:08  

Enviar um comentário

<< Home